Como Hipnotizar uma pessoa


Você já viu aqueles mágicos de antigamente que carregavam um relógio dourado pendurado por uma corda? Tinham também aquela coisa espiral girando que as pessoas usavam para hipnotizar. Eles estão longe da realidade assim como qualquer coisa do tipo. Seja qual for sua noção de hipnotismo, essa é uma técnica muito útil. Você também pode usá-la para tratar fobias. Você pode até usá-la para ajudar uma pessoa a relaxar, e até em festas. Existem muitos usos para esta atividade aparentemente trivial.
Queres hipnotizar alguém, mas não sabes como? Faz assim:

Quando você está tentando hipnotizar alguém, faça-o sentar em uma cadeira confortável. Converse com ele ou ela com uma voz suave e calma, como se estivesse tentando fazer ele dormir. Você também pode pedir para a pessoa fechar os olhos para ajudar a relaxar mais. Outra forma de ajudar a pessoa a relaxar é respirar profundamente. Você como  hipnotizador tem que respirar em uníssono com sua "vitima". Inspire, segure a respiração por alguns segundos e então expire. Repita isto algumas vezes. Isso levará alguns minutos, mas assim que a pessoa estiver relaxada você pode avançar para a próxima etapa.

Instrua a pessoa a se concentrar em um objeto. Você já viu muitas vezes um velho carregando um pêndulo que balança pedir ao rapaz que ele está tentando hipnotizar para relaxar. Isso não é necessário.  Em vez disso, ele ou ela tem que ter em foco algo relaxante. Diga para a pessoa se ver se em um lugar seguro, que seja pessoal para ele. Em poucos minutos, ele vai estar em um estado de relaxamento e você poderá passar para o próximo passo.

Sugira lenta e suavemente. Agora que o sujeito está em um estado hipnotizado, você tem tempo para pedir para ele fazer alguma coisa. Você pode agora fazer uma sugestão hipnótica. Diga a ele para fazer coisas de uma maneira lenta e sugestiva, mantendo sua respiração. Não tente forçar a hipnose. Isso só vai deter o processo. Uma boa orientação é que você deve soar como se estivesse sugerindo, e não ordenando alguém para fazer alguma coisa.

Feche corretamente. Depois de ter conseguido aquilo que você estava tentando alcançar enquanto hipnotizava a pessoa, é hora de deixar uma sensação relaxada. Diga a ele ou ela "Depois que eu contar até três, você vai acordar em um estado relaxado e reenergizado e deixará de estar hipnotizado; um, dois, três." Você deve fazer isso para não deixar a pessoa em um estado altamente sugestivo. Algumas pessoas podem tirar proveito de alguém nesse estado.

Se você não conseguir na primeira vez, tente e tente novamente. Esta não é uma habilidade simples de aprender. Isto é especialmente verdade devido ao fato de que as pessoas são diferentes. Nem todas as pessoas reagem ao hipnotismo da mesma forma. Depois de pegar o jeito, você poderá hipnotizar pessoas facilmente e espero que você use essa nova habilidade com responsabilidade.

CONSELHOS IMPORTANTES:
- Nunca deve procurar hipnotizar uma pessoa sem que ela saiba no que consiste o hipnotismo. Se o paciente não confiar no hipnotizador, nenhuma experiência deverá ser feita sem que uma terceira pessoa (da confiança do paciente) esteja presente.

- Nada deverá ser ordenado ao paciente que não seja para seu beneficio. Os direitos do mesmo impedem que o hipnotizador abuse das duas possibilidades.

- Deverá ser informado que ninguém poderá ser hipnotizado contra a sua moral. Dentro de cada pessoa existe como que um polícia, que impede o hipnotizador de usar qualquer estratégia para o prejudicar.

- Nunca deve ser dada a ideia de que uma qualquer experiência hipnótica é apenas uma simples experiência.

- Escolha sempre os métodos que melhor possam servir o paciente. Cada hipnotizador saberá escolher os que achar mais eficazes.
       
Cada pessoa é uma pessoa e como tal deverá ser feito um estudo profundo (em termos psicológicos) do individuo em causa, de maneira a não ferir nenhum aspecto da sua personalidade. Se uma pessoa está habituada a mandar, aqueles métodos mais severos de ordens, como dizer, "ordeno-te que faças...", deverão ser rigorosamente evitados.
       Contudo, algumas pessoas reagem bem às ordens (sugestões) dadas da maneira mais absurda. São geralmente aquelas que estão habituadas a receber ordens no dia-a-dia (trabalho, vida militar, etc.).


0 comentários: